ENTREVISTAS, MATÉRIAS E AFINS

REVISTA TRIP
LENNA BAHULE, A BOA NOVIDADE PARA OS OUVIDOS BRASILEIROS 
30.08.2016

Lenna Bahule não precisa de muito para provocar impacto em quem escuta seu som. Usando a voz como principal instrumento, a moçambicana causa um efeito entorpecedor ao percorrer diversos timbres em uma mesma faixa. Acompanhada por percussão e um intenso coro de vozes, a cantora de 26 anos transita em uma conexão quase mística entre Brasil e África ao lançar Nômade, seu primeiro disco solo.

Lenna é "um ser livre, que curte dialogar com as surpresas da vida". Ela é filha de um engenheiro de som que se aventurou como DJ no final dos anos 80, o que faz da música uma velha conhecida de Lenna. Engana-se, no entanto, quem acha que ela entrou nessa por brincadeira: longe do amadorismo, teve suas primeiras aulas de percepção musical aos 6 anos de idade. Enquanto aos 13, seu nome já ressoava pelos palcos e bares da capital Maputo, em Moçambique.

Suas influências musicais são as mais diversas possíveis. Quando pequena, ouvia de Supertramp a Roberto Carlos e de George Duke à Filarmônica de Viena. De lá pra cá, o estilo eclético se manteve, mas à sua playlist também foram incluídos concertos do russo Rachmaninov e até cantos harmônicos da Mongólia.

Vivendo no Brasil desde 2012, ela compartilha na entrevista abaixo um pouco de sua experiência com Nômade.

Desde quando a música faz parte da sua vida? Com 6 anos, por vontade da minha mãe, entrei na escola nacional de música, onde fiquei 8 anos. Foi lá que aprendi a ler e a escrever partitura, a história da música ocidental e tradicional moçambicana, flauta doce e Makwayela, um gênero de "música corporal" que pesquiso atualmente. Em 2003, recebi um convite para fazer parte de uma banda autoral que tinha um estilo batizado de "afrojazz". 

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA!

PORTAL AFREAKA

MOÇAMBIQUE

LENNA BAHULE: A NÔMADE MENSAGEIRA ENTRE ÁFRICA E BRASIL

por Kauê Vieira e Rosa Couto

Moçambique é um país localizado no sudeste africano, banhado pelo Oceano Índico e conhecido pela abundância de recursos naturais e também pela forte veia cultural. São de lá nomes importantes para a literatura, caso do premiado escritor Mia Couto e de Noémia Souza, jornalista e poetisa conhecida por um estilo engajado e que sempre questionou estruturas sociais. A música é outro ponto forte do país, de lá vem a marrabenta, estilo criado ainda nos anos 1930, mas que alcançou o auge na década de 1950 e retornou com força ao topo das listas nos anos 1980. O país também é terra de Lenna Bahule, jovem nascida na capital Maputo. Lançando o primeiro disco solo da carreira, Nômade, que reflete bem sua maneira de pensar, Lenna conversou com o Afreaka sobre música, ser negra no Brasil e a relação entre o continente africano e um dos últimos países a abolirem a escravidão no mundo.

 

 

“Eu acho que primeiro é preciso entender o que aconteceu, como essa África veio parar aqui. Isso precisa ficar muito claro, pois eu acho que não está. Vira e mexe eu encontro pessoas que querem ir muito para o continente africano, mas não têm muito claro o que vão fazer. O que é essa África.” É com esta afirmação que a jovem, parte de uma geração que sente cada vez mais a necessidade de expressar e expandir horizontes descreve suas primeiras sensações da vida no Brasil, especialmente em São Paulo, uma de suas cidades mais complexas.

PARA VER A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI!

Lenna Bahule – Nômade

África, jazz, world music

7.3.2023

Inspirado no seu interesse e pesquisa sobre a música vocal e sobre a regência alternativa, o show apresenta não somente o repertório do seu primeiro CD mas também músicas folclóricas moçambicanas e africanas em geral, de uma forma bastante espontânea e performática.

Lenna Bahule convida o público a participar de uma viagem sonora, rítmica e poética. O show apresenta uma formação musical inspirada pela música popular, ancestral e natural de vozes e percussão, onde o corpo também funciona como instrumento melódico, harmônico e rítmico.

ACESSE TALENTOS & EVENTOS!

© 2018 por LENNA BAHULE. Orgulhosamente criado com Wix.com